Índices no Indesign

Antes de começar a editoração, crie Estilos de Parágrafos para todos os textos. Se você não fizer isto antes de começar, terá que encontrar manualmente as fontes presentes no texto com a ferramenta  Edit>find-change, e transformá-las em estilos. Isto porque o programa busca nas páginas de sua publicação pelos estilos, identifica a página na qual eles estão posicionados, copia o texto no qual os estilos estão aplicados e os organizam no corpo do sumário.

Na página reservada para o sumário, acione o menu LAYOUT > TABLE OF CONTENS:

PrintNa caixa de diálogo, clique no botão MORE OPTIONS para que sejam exibidas todas as opções.

Configuração do Table of Contents

Antes de descrever as principais funções do TABLE OF CONTENTS é necessário esclarecer que: todas as formatações solicitadas pelo ID nomeadas STYLE, correspondem a um estilo de parágrafo previamente criado. Ou seja, não é possível formatar um texto, título, numeração ou qualquer outro item relacionado ao sumário sem existir previamente um estilo de parágrafo.

1 – Title: Configura-se como se entitulará o sumário;

2 – Style: Define-se qual estilo de parágrafo será utilizado para formatar o título do sumário(1);

3 – Include Paragraph Styles: Neste campo define-se quais estilos de parágrafo aplicados o ID deverá procurar em seu documento. Para o exemplo foram utilizados apenas TÍTULO e SUBTÍTULO. No caso de existirem outras formatações ou itens necessários ao sumário de seu projeto, estes deverão ser relacionados nesta opção;

4 – Other Styles: Relação de todos os estilos de parágrafo presentes em seu documento;

As configurações de (5) a (8) são particulares a cada estilo escolhido. Ou seja, é necessário repetir as configurações para cada estilo que contiver seu sumário. Para o exemplo utilizaremos apenas as configurações para o estilo de parágrafo TÍTULO.

5 – Entry Style: Determina-se como cada item do sumário virá formatado. Caso deixe habilitada a opção SAME STYLE, ao ser construído o sumário, ele importará os títulos com a mesma formatação na qual estão aplicados na página. Por exemplo, se o estilo de parágrafo determina que o título seja criado na cor vermelha e formatado com uma fonte de corpo 50 pts, os títulos aparecerão no sumário da mesma forma. É mais seguro criar um estilo de parágrafo para o texto do sumário, ou escolher um estilo que nã transcreva os textos sem sua formatação original.

6 – Page Number: Define a posição da numeração, AFTER ENTRY ou BEFOR ENTRY (após ou antes da entrada);

7 – Between Entry and Number: Configura-se o espaço entre a entrada e a numeração. O ID vem pré-configurado para estabelecer o espaço equivalente a uma tabulação (^t). Isto facilita depois de criado o sumário a distribuir e formatar seus elementos (aguardem).

8 – Style: Formatação dos campos (6) e (7). Como já foi dito antes, é necessário criar previamente os estilos a serem aplicados no sumário. Nestes casos específicos como se tratam de números e espaços, os estilos a serem criados são ESTILOS DE CARACTERES.

9 – Sort Entries in Alphabetical Order: Organizar as entradas ou itens do sumário em ordem alfabética.

10 – Level: Níveis hierárquicos das entradas. Para criar uma hierarquia na aparição das entradas, cada uma delas vem disposta em uma distância diferenciada relacionada ao alinhamento à esquerda, para que pareçam esta agrupadas. Normalmente, os títulos são do nível 1, subtítulos do nível 2, intertítulos do nível 3 e assim por diante.

11 – Create PDF Book Marks: O sumário cria links quando esta publicação for exportada para o formato PDF, habilitando a opção INCLUDE > BOOK MARKS em GENERAL. Esta opção não estará disponível caso a pré-definição de PDF utilizada seja PDF-X 1A. Depois de gerado o PDF, basta clicar na entrada do sumário e o link o levará automaticamente para a página solicitada.

12 – Include Book Document: Caso a publicação seja parte integrante de um Book, o TABLE OF CONTENTS varrerá todos os documentos inseridos neste e criará um sumário contendo todas as páginas.

13 – Save Style: Todas as pré-definições configuradas anteriormente poderão ser salvas, e ser posteriormente carregadas pela opção TOC STYLE.

Clique em OK e observe o resultado. Agora é formatar o sumário (a).  Crie estilos de parágrafo para cada um dos itens que o compõe, para facilitar seu trabalho. Se preferir, poderá utilizar o EYEDROPPER TOOL para copiar a formatação de um texto para outro.

Formate uma parte do sumário, e copie sua formatação utiliza o Eyedropper Tool

A quantidade de páginas gerada pelo TABLE OF CONTENTS varia de acordo com a publicação. Note que a numeração ainda está desalinhada. Para corrigir esse problema, habilite o GERNCIADOR DE TABULAÇÕES: TYPE > TABS.

A distância entre as entradas do sumário e sua respectiva numeração são determinadas pela régua de tabulação

Aparecerá a régua de tabulações na qual serão determinadas as distâncias acionadas pela tecla tab. Você deve estar se perguntando: E daí? Daí que quando determinamos que no item (7) Between Entry and Number o espaço entre a entrada de sumário e a numeração seria equivalente a uma tabulação, ou ^t. Ainda não havia sido determinado qual seria a distância entre a numeração e a entrada.

Por fim, selecione todas as entradas do sumário, escolha um dos alinhamentos (a), digite em (b) o valor correspondente à largura do box de texto. Caso não saiba, não se esqueça de selecionar todo o texto novamente ao retornar às configurações de tabulação. Ou simplesmente clique sobre a régua. Digite um sinal de ponto final em (c) para que o Leader, ou repetidor crie automaticamente os pontos entre as entradas de sumário e suas respectivas numerações.

Importante: Mantenha sempre todo o texto selecionado quando for alterar as especificações de tabulação.

Formataçao do sumário

Pronto. Seu sumário está formatado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s